domingo, 31 de outubro de 2010

Subsídios para o SOE

Com o intuito de subsidiar a atuação do Orientador Educacional, no desenvolvimento de um trabalho ativo, dinâmico e interdisciplinar, voltado para as necessidades atuais, elaboramos uma Coletânea de Dinâmicas de Grupo e Textos Reflexivos para uso na escola.

Entendemos que é imprescindível o trabalho com dinâmica de grupo e textos para reflexão, pois permite que as pessoas envolvidas passem por um processo de ensino-aprendizagem onde o trabalho coletivo é colocado como um caminho para se interferir na realidade, modificando-a. Isso porque a experiência do trabalho com dinâmica promove o encontro de pessoas onde o saber é construído junto, em grupo.

Essa coletânea está organizada da seguinte forma:

● 16 dinâmicas de apresentação;
● 48 dinâmicas de integração e conhecimento;
● 18 textos para reflexão;
● 41 mensagens em slide;

Elaboramos, também, dois projetos. Um deles sobre Bullying na escola, com o objetivo de propiciar situações de construção e valorização de valores positivos dentro da escola.

O outro projeto, sobre Motivação e Liderança, com o intuito de enriquecer o trabalho desenvolvido com representantes de turma e o Grêmio Estudantil.

Espero que esse material possa enriquecer o trabalho do Orientador Educacional na Unidade Escolar, contribuindo a partir das dinâmicas, textos e projetos apresentados, de tal forma, que possa ajudar a superar bloqueios, barreiras, medos e provocar abertura, diálogo, sinceridade, confiança, colaboração e compromisso, levando o grupo a um maior trabalho em equipe, ao crescimento do grupo e à transformação das relações ao participarem ativamente do processo de aprendizagem.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Conselho Nacional de Justiça lança cartilha sobre bullying nesta quarta (20/10/2010)


Material tira dúvidas e ajuda identificar o problema.
Publicação será distribuída nas escolas públicas e particulares do país.


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou, nesta quarta-feira (20), uma cartilha para ajudar pais e educadores a prevenir o problema do bullying nas suas comunidades e escolas. O material foi apresentado no seminário do Projeto Justiça na Escola, que aconteceu na Escola de Magistratura Federal (ESMAF), às 9h, em Brasília.


De autoria da psiquiatra, Ana Beatriz Barbosa Silva, que também escreveu o livro “Bullying: Mentes Perigosas nas Escolas", a cartilha traz perguntas e respostas que ajudam a identificar e tratar o problema. O material será distribuído nas escolas das redes de ensino público e privada do país, além de conselhos tutelares e varas da infância e juventude.

A cartilha é direcionada a professores e funcionários das escolas, além dos pais. A cartilha ensina a identificar no estudante sinais de violência física ou psicológica. Ela mostra também como o agressor escolhe a vítima.

A cartilha fala também sobre o bullying virtual, que muitas vezes é anônimo e sem chance de defesa para a vítima.


Fonte:
A cartilha pode ser baixada no site do CNJ, o http://www.cnj.jus.br/images/Justica_nas_escolas/cartilha_web.pdf

sábado, 16 de outubro de 2010

Apenas uma ponte

Maravilhoso este conto de João Anzanello Carrascoza, escrito a pedido de NOVA ESCOLA, em que um educador vislumbra os sucessos e fracassos colecionados ao longo de seu trabalho durante um ano letivo.

Li e lembrei-me da Professora Maria Benitez, que ainda no mês de agosto deste ano (no Encontro de Orientadores Educacionais e Coordenadores Regionais de Gestão Pedagógica), nos falou tão bem sobre a nossa missão de ser ponte.
Leia e aprecie também...