segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

AGRADECIMENTOS


" Uma ponte por onde transitassem os sonhos (...), o movimento incessante de seus desejos, o ir e vir de suas dúvidas, o vaivém do aprendizado em constante algaravia. "

João Anzanello Carrascoza


A tarefa do Orientador Educacional comprometido com a mudança é imensa e seu aprendizado deve ser constante. Sua função consiste na educação permanente dos educandos e educadores, além de atuar como mediador entre a família e a escola. Dessa forma, não pode jamais se manter fora do processo de constante crescimento.

E com o intuito de contribuir com a construção coletiva do conhecimento em seus mais diversos âmbitos, foi criado no dia 08 de fevereiro de 2010, como um espaço de diálogo, troca e partilha de conhecimentos, o blog de Orientação Educacional da Diretoria Regional de Ensino de Colinas. Através do mesmo foi possível criar uma rede de comunicação, interação, estudo, divulgação e socialização de experiências em Orientação Educacional, proporcionando de forma ágil e democrática a participação e interação de todos e a formação permanente, continuada e em serviço do Orientador Educacional. Formação esta, necessária e prevista na Instrução Normativa Nº006, de 17 de janeiro de 2005, que a aborda da seguinte forma:


Art. 5º Compete, ainda, ao Orientador Educacional as seguintes atribuições:

(...)

VIII – realizar estudos e pesquisas na área da Orientação Educacional.


Dessa forma, o uso do blog tornou possível assessorar o trabalho dos orientadores Educacionais das Unidades Escolares através da publicação quinzenal de material pertinente à função do Orientador Educacional na escola, além de proporcionar a realização de intercâmbio entre os Orientadores Educacionais para socialização das atividades realizadas.

Só uma Orientação atuante e contextualizada poderá contribuir para a criação de uma escola em que se pensa, em que se atua, em que se tenha consciência de que pode transformar a sociedade e que todos os envolvidos no processo educativo sejam protagonistas na construção do conhecimento e de uma sociedade mais justa, mais humana e mais solidária.

Portanto, agradeço a todos que junto conosco têm contribuído para a construção de uma Orientação Educacional mais atuante e contextualizada e tem tornado este espaço, através de suas experiências, seus textos, seus comentários e acessos, um verdadeiro ambiente de confiança, de respeito às diferenças, de partilha, de diálogo, de solidariedade, de crescimento e de parceria. Que possamos em 2011 dar continuidade a essa amizade, que para mim tem sido motivo de grande alegria e aprendizado.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Socialização de material trabalhado no Encontro de Orientadores Educacionais

Vários leitores do blog me solicitaram o material utilizado no último Encontro de Formação Continuada com Orientadores Educacionais. Dessa forma, estou socializando parte do material para quem se interessar fazer o download.




segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Encontro de Orientadores Educacionais

Aconteceu, hoje, dia 06 de dezembro de 2010, o último Encontro de Formação Continuada do ano de 2010 com os Orientadores Educacionais da Diretoria Regional de Colinas.

O Serviço de Orientação Educacional da Diretoria Regional de Ensino teve como objetivo neste ano de 2010, assessorar a reimplantação da Orientação Educacional, oferecendo às Unidades Escolares um serviço de acompanhamento, dando-lhes suporte para a realização de um trabalho, que através do Orientador Educacional, presta assistência aos alunos, ao professor, aos pais, às demais pessoas da escola com as quais os educandos mantêm contatos significativos, no sentido de que estes se tornem mais preparados para entender e atender às necessidades dos educandos, tanto com relação aos aspectos cognitivos, sociais e psicomotores, como aos afetivos.

Nessa perspectiva, no decorrer do ano trabalhamos vários temas pertinentes à atuação do Orientador Educacional e neste último encontro procuramos concluir os estudos referentes aos temas que nos dedicamos com mais afinco durante o ano, por terem sido os mais solicitados pelos Orientadores, de acordo com suas necessidades.

Dessa forma, com o intuito de promover a visualização de novas possibilidades de mudança e de atuação, durante a Formação abordamos temas como “ ( In ) Disciplina e mediação de conflitos na escola”, com dinâmicas, contexto histórico mundial e brasileiro, relatos de experiências, vídeos, projetos e orientações sobre como trabalhar a mediação de conflitos na escola.

Outro tema abordado foi a “Oficina: Construção coletiva do projeto disciplinar da instituição”, com a proposta de uma construção coletiva de projetos na escola, apresentando um instrumental metodológico para a construção do projeto disciplinar da escola, na linha do planejamento participativo, baseada no livro Indisciplina e disciplina escolar: Fundamentos para o trabalho docente, de Celso dos Santos Vasconcelos.

Com o intuito, ainda, de subsidiar os Orientadores Educacionais no registro e divulgação das ações desenvolvidas no ano de 2010, foi realizada uma Oficina de Movie Maker em parceria com a Técnica do NTE, Aldean Abreu, onde cada Orientador aprendeu a importar imagem, importar áudio ou música, criar título ou crédito, realizar transições de vídeo e montaram seu primeiro vídeo utilizando fotos de ações realizadas na escola.

Como proposta de interação e socialização das ações desenvolvidas pelo SOE na Unidade Escolar, cada Orientador Educacional teve 10 minutos para apresentar uma ação de sucesso desenvolvida pelo SOE na escola através de slide, abordando a dinâmica do trabalho, dificuldades encontradas, formas de superação das dificuldades e resultados alcançados.

Para finalizar o encontro cada Orientador Educacional foi presenteado com um CD, com capa personalizada, contendo todo o material trabalhado durante o ano de 2010: textos, vídeos, slides, projetos, palestras, oficinas, fichas e formulários para registro do SOE, mensagens, coletâneas, artigos, sugestões de sites, contos, formações, dinâmicas, coletânea de todo o material publicado no blog desde a sua criação, divulgação de ações e socialização de experiências tanto da regional como de outros estados.

sábado, 4 de dezembro de 2010

04 de dezembro: nosso dia

04 de dezembro é o dia do Orientador Educacional.


A vocês, Orientadores Educacionais da DRE de Colinas, e a todos os demais Orientadores, companheiros na busca por dias melhores e por uma educação de qualidade,



Meus agradecimentos e PARABÉNS!!!