quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A importância do Orientador Educacional na escola

A escola é o lugar onde o aluno aprende a conhecer a si mesmo, ao outro, a se comunicar e a interagir com a sociedade. Cabe, então, à escola, respeitar a individualidade de cada um, proporcionando experiências e vivências significativas que venham contribuir para que essa aprendizagem aconteça de forma prazerosa. E oferecer uma educação de qualidade, voltada para o desenvolvimento e crescimento do ser humano. A escola é, então, o local onde os alunos buscam a orientação necessária para a realização de construções significativas que possibilitem esse desenvolvimento.
Nesse contexto, a contribuição do Orientador Educacional é de suma importância para essa construção, pois esse profissional promove a verdadeira integração que torna cada pessoa sujeito, estabelecendo um sistema de relações libertadoras em todas as dimensões da comunidade educativa. Abre espaço para todas as pessoas envolvidas no processo ensinoaprendizagem, para que sejam agentes do próprio conhecimento e co-responsáveis nas relações libertadoras, visando autonomia e interdependência dos serviços e pessoas.
O Orientador é o profissional dentro da escola que pode encontrar alternativas de ações que possibilitem ao professor rever sua prática, rever a forma como se relaciona com os educandos e seus próprios colegas educadores, descobrir que tipo de professor é, construir seu próprio conhecimento e sua identidade profissional. Ele deve ter como propósito atuar como elo entre escola e família, buscando sempre um bom ajustamento do educando para alcançar o bom desenvolvimento de suas competências. Deve assumir funções de assistência ao professor, aos pais, às pessoas da escola com as quais os educandos mantêm contatos significativos, no sentido de que estes se tornem mais preparados para entender as necessidades dos educandos tanto com relação aos aspectos cognitivos e psicomotores, como aos afetivos.
Portanto, a construção aberta para o diálogo, a troca, o respeito, o prazer pelo conhecimento e a valorização do ser humano é a chave para uma boa atuação e a valorização do orientador educacional e para a formação de uma sociedade constituída de cidadãos que gozam de liberdade e autonomia, possibilitando uma convivência feliz.

4 comentários:

  1. Pessoal de Colinas, como sempre vocês chegam nos surpreendendo.
    Muito boa a idéia de criar este blog, é preciso que nos comuniquemos com a comunidade escolar e com os profissionais das áreas afins através de todos os meios possíveis.
    Tenho certeza que faremos um grande trabalho juntos.

    Parabéns!

    Equipe da Orientação Educacional da SEDUC
    Maria e Ismeni

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, pois será mais um elo de interação das unidades escolares e a orientação educacional. Tenho certeza que vc irá desempenhar essa função com mto sucesso pela sua competência e capacidade. Juarês

    ResponderExcluir
  3. Ao manter contato com seu artigo fiquei deveras sensibilizado, de pela a primeira vez, ver um educador Tocantinense servir-se dos meios de comunicações, para postar um conteúdo dessa natureza. Em regra geral, em minhas pesquisas bibliográficas, as faculdades, orientadores de outros Estados que me ajudam. Desta feita, posso servir do seu conteúdo como uma de minhas fontes bibliográficas. Parabéns! A Educação no Estado do Tocantins está melhorando. Professor, Jeová R. Barbosa de Colmeia...

    ResponderExcluir
  4. Assim como a família é uma sociedade fechada a escola é sem dúvida uma sociedade aberta. Onde o o aluno aprende a conhecer a si próprio, o outro, se comunicar e a interagir com a sociedade. Neste sentido, o orientador educacional, exerce o papel de mediador entre a escola as famílias, os alunos e sociedade. Parabéns pelo organizado artigo.Professor, Jeová R. Barbosa

    ResponderExcluir