sexta-feira, 16 de abril de 2010

Interação entre Orientadores Educacionais


Que bom, já começaram a acontecer algumas publicações nos blogs!Acredito que aos pouco dominaremos este instrumento e o aperfeiçoaremos, intensificando nossa interação e comunicação.
Gostaria de instigar uma discussão e troca de experiências através do texto:
“Reflexões sobre os bimestres e o conselho de classe...”
Estou aguardando, nos dias 19 a 29 de abril de 2010, no blog, contribuições de todos sobre o texto, a partir dos seguintes questionamentos: sua participação e contribuição como Orientador no primeiro conselho de classe, encaminhamento do trabalho do SOE a partir das dificuldades discutidas, decisões tomadas no conselho de classe e relato de experiências.

2 comentários:

  1. Em nosso conselho de classe utilizamos as fichas enviadas como sugestões para as turmas,pais e professores, onde os mesmos preencheram e estas foram apresentadas para todos os presentes no conselho de classe. Através destas chegamos à reflexão sobre a ação pedagógica que envolve todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizado.

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  2. Participação e contribuição do SOE no Conselho de Classe - 1º bimestre.


    Como um dos requisitos básicos para a realização do Conselho de Classe é favorecer a integração entre os professores, alunos e família,o direcionamento do SOE, foi convocar pais e alunos representantes de turma para participarem do 1º momento da reunião. Esta, foi liderada pela gestora Ildina Soares de Oliveira Jesus, que através das fichas de acompanhamento de pais e alunos entregues pela Orientadora Educacional intermediou a participação dos mesmos, que avaliaram, elogiaram e deram sugestões a respeito dos serviços educacionais prestados pela UE.
    No segundo momento, foram compartilhadas informações com o corpo docente e pedagógico sobre as turmas e cada aluno, para assim embasar a tomada de decisões. Quanto ao rendimento escolar dos alunos, de modo geral, detectou-se que não foi nem um pouco animador e mediante os professores, esse resultado é proveniente da falta de interesse e responsabilidade por parte da maioria. Explanaram que às vezes precisam quase que implorar a realização da recuperação pelo aluno.
    Partindo desse pressuposto, as medidas adotadas pelo SOE para minimizar a problemática apresentada através do resultado avaliativo dos educandos, são as seguintes:
    •Realizar por turma, reunião de pais e alunos;
    •Orientar os professores regentes sobre a criação de mapas de lugares nas salas de aula;
    •Conversa individualizada com os alunos citados com rendimento escolar ruim e de indisciplina;
    •Trazer para escola no contra-turno, como voluntário na biblioteca, o aluno Matheus Ferreira Dantas – 8º ano B, para que não fique na rua se envolvendo em más companhias;
    •Providenciar duas alunas voluntárias, para auxiliar a professora Vanilde – 1º ano, reduzindo assim a indisciplina da turma.

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