domingo, 31 de outubro de 2010

Subsídios para o SOE

Com o intuito de subsidiar a atuação do Orientador Educacional, no desenvolvimento de um trabalho ativo, dinâmico e interdisciplinar, voltado para as necessidades atuais, elaboramos uma Coletânea de Dinâmicas de Grupo e Textos Reflexivos para uso na escola.

Entendemos que é imprescindível o trabalho com dinâmica de grupo e textos para reflexão, pois permite que as pessoas envolvidas passem por um processo de ensino-aprendizagem onde o trabalho coletivo é colocado como um caminho para se interferir na realidade, modificando-a. Isso porque a experiência do trabalho com dinâmica promove o encontro de pessoas onde o saber é construído junto, em grupo.

Essa coletânea está organizada da seguinte forma:

● 16 dinâmicas de apresentação;
● 48 dinâmicas de integração e conhecimento;
● 18 textos para reflexão;
● 41 mensagens em slide;

Elaboramos, também, dois projetos. Um deles sobre Bullying na escola, com o objetivo de propiciar situações de construção e valorização de valores positivos dentro da escola.

O outro projeto, sobre Motivação e Liderança, com o intuito de enriquecer o trabalho desenvolvido com representantes de turma e o Grêmio Estudantil.

Espero que esse material possa enriquecer o trabalho do Orientador Educacional na Unidade Escolar, contribuindo a partir das dinâmicas, textos e projetos apresentados, de tal forma, que possa ajudar a superar bloqueios, barreiras, medos e provocar abertura, diálogo, sinceridade, confiança, colaboração e compromisso, levando o grupo a um maior trabalho em equipe, ao crescimento do grupo e à transformação das relações ao participarem ativamente do processo de aprendizagem.

11 comentários:

  1. oi adorei seu blog, pois sou orientadora educacional e é muito dificil achar este tipo de material.Como faço para receber este material por email tem condições?meu email é:nessaperini@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é maravilhoso!!!!!
    Sou Orientadora Educacional e gostaria de receber a Coletânea de Dinâmicas de Grupo e Textos Reflexivos do SOE.
    Vai me ajudar bastante.
    Conto com você!
    Agradecida,
    Márcia
    Meu email é: marcia@netcetera.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amei o seu blog, gostaria se possível receber a Coletânea de Dinâmicas de Grupo e Textos Reflexivos do SOE. Tenho certeza que esse material irá me ajudar muito, visto que sou orientadora educacional.
    Aguardo resposta!!!
    Obrigada!!
    Meu email é: monicacgabriel@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Também gostaria de receber este material (Coletânea de Dinâmicas de Grupo e Textos Reflexivos para o SOE 2011) no meu e-mail: alexandresilva77@hotmail.com
    Obrigado!!
    Alexandre

    ResponderExcluir
  5. Olá ! Gostei muito do seu blog. Sou Orientadora educacional em uma escola e gostaria de receber esse material em meu e-mail se fosse possível. lpg_alves@yahoo.com.br
    Obrigada
    Leila

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de receber este material no meu e-mail:vitoria.marilza@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Eu também gostaria de receber este material (Coletânea de Dinâmicas de Grupo e Textos Reflexivos para o SOE 2011) no meu e-mail: maraysajesus@hotmail.com
    Grata!

    Mara

    ResponderExcluir
  8. Seu material é muito bom e difícil de encontrar. Gostaria de poder receber , pois tenho certeza de que me ajudará bastante.
    Meu e-mail é marleneisaura@hotmail.com

    Obrigada e abraços.

    Marlene

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Seu material é muito bom e difícil de achar. Gostaria de poder receber, pois tenho certeza de que me ajudará bastante. Meu e-mail: marleneisaura@hotmail.com

    Obrigada e abraços
    Marlene

    ResponderExcluir
  10. Terezinha Teixeira Carvalho7 de agosto de 2012 às 07:02

    Quero parabenizá-la pelo trabalho importante que tens feito, só tem nos acrescentado nos estudos. Gostaria também de receber esse matrial: Coletânia de Dinâmicas de Grupo e Textos Reflexivos para o SOE 2011, no meu e-mail: terezinhatcarvalho@hotmail.com.
    Desde já muito obrigada.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Parabéns pelo Blog. Também gostaria de receber estes slides (Dinâmicas de Grupo e Motivação e Liderança) por email, é possível?
    marcia_dias20@hotmail.com
    Desde já agradeço,
    Márcia Dias

    ResponderExcluir